Caminho Único | 1x01 - "Piloto"


Uma obra de: João Paulo Ritter



Ler no Google Drive / Baixar em PDF:




CENA 1 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.FACHADA

Clipe com três personagens chegando à fachada da escola. MIRIAM é a primeira, ela sorri para o prédio, vendo ali um recomeço para si mesma. Depois chegam LEONARDO e MATHEUS. LEONARDO observa o local também enxergando um novo começo e MATHEUS analisando a escola onde iria cursar seu penúltimo ano escolar. LEONARDO e MATHEUS se olham sorrindo e em seguida caminham até a escola.

MIRIAM NARRANDO AO FUNDO:

MIRIAM
(voz off)
— Quando somos crianças e adolescentes sempre queremos crescer mais rápido. É comum pensarmos que a nossa vida será melhor depois dos 18 anos ou até mesmo quando entramos na universidade, porém quando estamos no ensino médio ou naqueles últimos momentos do fundamental 2, nunca paramos para pensar como essa fase de nossas vidas é importante. Geralmente é na escola que vamos fazer as melhores amizades ou vamos encontrar quem realmente somos e isso tudo porque estamos em uma idade muito importante para o nosso desenvolvimento. É nessa época que vamos nós autoconhecer.

CENA 2 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PÁTIO CENTRAL

LEONARDO está andando pelo o pátio, segurando e lendo um pedaço de papel, ele olha para todos os lados demonstrando estar perdido. De repente MIRIAM entra em cena correndo e esbarra em LEONARDO.

LEONARDO
(Gritando)
— Cuidado! Quase que você me derruba!

MIRIAM
(olhando LEONARDO)
— Nossa! Foi mal, cara! É que eu estou um pouco atrasada para entrar na sala de aula então eu vim correndo.

LEONARDO
(Olhando MIRIAM)
— Espera aí. Em que sala de aula você vai estudar?

MIRIAM
(Tom normal)
— Eu estou no primeiro ano, sala 103. Por quê?

LEONARDO começa a pular de animação.

LEONARDO
(Animado)
— Sério? Pois isso é um golpe de sorte muito grande! Você sabe qual é o prédio do primeiro ano? Essa escola não tão grande assim, mas também é bem diferente da que eu costumava estudar quando morava em São Paulo.

MIRIAM ri da animação de LEONARDO e em seguida ela se aproxima.

MIRIAM
(sorrindo)
— Bem, não é o meu primeiro dia ou ano aqui, eu te conto essa história mais tarde. Vem comigo, vamos juntos para a sala de aula.

MIRIAM leva o seu braço até LEONARDO. LEONARDO fica um instante encarando MIRIAM e em seguida sem entender até que ele engancha seu braço no dela e os dois saem andando.

CENA 3 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 2º ANO.SALA 202

MATHEUS entra na sala, os outros alunos já estão sentados em seus lugares, alguns grupos conversam paralelamente. MATHEUS vê um lugar vazio ao lado de um garoto loiro (RODRIGO) e então ele caminha rapidamente até o lugar vazio e senta ali.

Professora AMANDA entra na sala segurando sua mochila, os alunos fazem silêncio, ela coloca a mochila sobre a
mesa e em seguida observa todos os alunos.

AMANDA
(sorrindo)
— Muito bom dia, meus queridos alunos. Bem, como eu posso ver alguns rostos são conhecidos e outros totalmente novos. Para quem não me conhece, eu sou a professora de educação física e também a treinadora do time de futebol masculino e não feminino porque no ano passado uma aluna desbancou o time o fazendo ser trocado por líderes de torcida e não me quis como treinadora. (Sorri forçado)

Sentada no fundo da sala, MICHELLE sorri para a professora.
AMANDA tira de dentro da sua mochila uma prancheta com várias folhas.

AMANDA
(Sorrindo)
— Bem, como estamos no primeiro dia de aula a única coisa importante que vai acontecer hoje para vocês, meus queridos, é para quem quiser entrar no time de futebol. Vocês vão colocar seus nomes nessas folhas da prancheta e hoje mais tarde comparecerão na quadra de esportes.

AMANDA entrega a prancheta para o aluno da a sua frente
MATHEUS se inclina para mais perto de RODRIGO.

MATHEUS
(sussurrando)
— Time de futebol? Essa escola participa de interséries?

RODRIGO olha rapidamente para MATHEUS, surpreso com o garoto ter puxado assunto.

RODRIGO
(confuso)
— Sim, nós participamos. Aliás, eu sou o capitão do time desde o ano passado. (Sorri)

MATHEUS volta ao seu lugar, continua olhando para RODRIGO.

MATHEUS
(animado)
— Cara, isso é ótimo! Na minha escola antiga eu ajudei o meu time a ganhar o último jogo!

RODRIGO
(olhando MATHEUS e sorrindo)
— Nossa, cara eu acho que você não fez mais do que a sua obrigação, mas assim, coloca seu nome na lista! Qualquer reforço vai ser bem-vindo.

RODRGIO vira para frente. MATHEUS faz o mesmo.

CENA 4 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.SALA 103

TOCA O SINAL.

LEONARDO está sentado ao lado de MIRIAM, os dois levantam ao mesmo tempo. Ficam parados conversando enquanto o resto dos alunos saem aos poucos.

LEONARDO
(Pensativo)
— Você está repetindo de ano porque o ano passado ficou grávida, é isso?

MIRIAM
(Sorrindo sem graça)
— Sim, mas é que junto com a gravidez outros problemas maiores vieram também. Tipo, eu quase fiquei com depressão. Só que agora eu estou melhor!

LEONARDO
(Sorrindo)
— Sim, é incrível! (Pausa) Sabe, o ano passado foi muito difícil para também, aconteceram algumas coisas que deram um giro na minha vida.

MIRIAM ri e em seguida LEONARDO ri com ela.

MIRIAM
(Sorrindo)
— Que tal isso, como vamos para a hora do almoço agora, que tal você conhecer as minhas duas melhores amigas no refeitório? Com certeza elas vão estar lá agora.

LEONARDO
— Nossa! Na verdade eu adoraria isso.

MIRIAM
(sorrindo)
— Então vamos!

MIRIAM e LEONARDO saem da sala de aula.

CENA 5 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A3

MATHEUS está andando ao lado de RODRIGO, atrás dele estão os garotos que já fazem parte do time de futebol desde o ano passado, incluindo RAFAEL.
RODRIGO e MATHEUS estão conversando sobre o time, uma conversa amigável e fluída.

MATHEUS
(Pensativo)
— Espera, espera aí! Faz todo esse tempo que o time de vocês não ganha uma intersérie?

RODRIGO
(Rindo)
— Bem, sim e isso é desde que o Caminho Único abriu suas portas pela a primeira vez.

MATHEUS fica de frente para RODRIGO e os dois param de andar.

MATHEUS
(Tom de brincadeira)
— Meu caro novo amigo, Rodrigo certo? A sorte de vocês está prestes a mudar! Porque eu, Matheus, vou me juntar a vocês e assim ajudarei a ganhar a primeira intersérie da Escola Comunitária Caminho Único.

RODRIGO cruza os seus braços e fica observando MATHEUS enquanto ria.

RODRIGO
(Rindo)
— Você tem muita confiança, acho que vamos ser bons amigos.

MATHEUS e RODRIGO fazem um highfive.

CENA 6 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO

MIRIAM entra no refeitório com LEONARDO. MIRIAM fica procurando as suas amigas de longe até que ela enxerga AUGUSTA e NÁDIA sentadas a uma mesa, segura a mão de LEONARDO e o leva até lá.

MIRIAM
(Acenando para AUGUSTA e NÁDIA)
— Gurias! Aqui ô!

AUGUSTA e NÁDIA sorriem ao verem MIRIAM se aproximando com LEONARDO.
NÁDIA fica observando LEONARDO.

AUGUSTA
(Sorrindo)
— Senta aí, guria, vamos colocar o papo em dia!

NÁDIA
(olhando LEONARDO)
— Quem é esse?

MIRIAM puxa uma cadeira e senta.

MIRIAM
(Tom normal)
— Esse é o meu novo amigo, Leonardo. A gente se conheceu no pátio central, ele estava procurando o prédio do primeiro ano. Estamos na primeira sala. Leo, essas são Augusta (aponta para AUGUSTA) e Nádia (aponta para NÁDIA)

LEONARDO senta ao lado de MIRIAM.

LEONARDO
(Sorrindo para AUGUSTA e NÁDIA)
— Oi garotas... É muito legal conhecer vocês.

AUGUSTA
(olhando LEONARDO)
— Você não é daqui, não é mesmo?

LEONARDO
(sorrindo)
— Não, eu não sou. (Ri) Minha família se mudou para cá em Dezembro, é uma história longa e um pouco complicada. Eu nasci e fui criado em São Paulo.

AUGUSTA
(olhando LEONARDO)
— Ah sim. Tudo bem se não quiser nos contar, mas quando quiser eu serei toda ouvidos. (Ri)

NÁDIA
(olhando LEONARDO)
— Essa história, ela parece ser bem pessoal.

LEONARDO
(sorrindo sem graça)
— Ela é sim e envolve algumas coisas que ainda me machucam quando eu lembro.

MIRIAM sorri de forma amistosa para LEONARDO.

MIRIAM
(Sorrindo)
— Você não precisa se preocupar porque aqui, nos três, somos as melhores amigas que você vai encontrar nessa escola.

CENA 7 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

MATHEUS e RODRIGO chegam a quadra de esportes, RODRGIO
cruza seus braços e olha para MATHEUS.

RODRIGO
(sorrindo)
— Todos os alunos que praticam algum esporte passam a hora do almoço, futebol, vôlei e até as meninas das líderes de torcida. Se você entrar para o time de futebol, vai ser tipo uma obrigação, bem-vindo ao Caminho Único.

MATHEUS observa com cuidado o local.

MATHEUS
(Sorrindo)
— Parece ser muito legal, mesmo. (Pega o celular de dentro do bolso da calça) Eu vou ligar para o meu irmão mais novo e falar que eu não vou poder passar a tarde com ele, na verdade vai ser melhor eu mandar uma mensagem pelo o Whatsapp.

RODRIGO sorri e se afasta de MATHEUS caminho até MICHELLE que estava com as suas amigas.
MATHEUS começa a digitar a mensagem, em seguida ele envia e caminha até RODRIGO.

CENA 8 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.REFEITÓRIO

AUGUSTA, NÁDIA, MIRIAM e LEONARDO estavam conversando sobre como estava sendo o primeiro dia de aula, os celulares estavam todos sobre a mesa junto com os pratos de plásticos com a comida deles. O celular de LEONARDO avisa que chegou uma mensagem nova no Whatsapp com o assovio característico. LEONARDO desbloqueia o celular e lê a mensagem.

LEONARDO
(Sorrindo sem graça)
— É o Matheus, meu irmão mais velho me avisando que não vai poder passar a hora do almoço comigo, mas tudo bem, eu me esqueci de avisar para ele que também não iria poder passar com ele. (Ri)

NÁDIA
(Sorrindo)
— Awn, que fofo! O seu irmão deve ser um fofo.

LEONARDO ri.

LEONARDO
(Rindo)
— Às vezes ele é um pé no saco, para ser bem sincero. Ele é do tipo que protege muito, desde o ensino fundamental, se bem que naquela época eu precisava da proteção dele.

AUGUSTA, NÁDIA e MIRIAM trocam olhares preocupados.

MIRIAM
(Olhando para LEONARDO)
— O que acontecia no seu ensino fundamental?

LEONARDO
(Sem graça)
— Bem... (Começa a brincar com a colher de plástico) Eu sou gay, nos meus dois últimos anos eu descobri isso e me assumi, minha família me aceitou bem. A minha mãe é professora universitária de ciências sociais e o pai do Matheus é um jornalista muito mente aberta, mas quando eu me assumi na escola foi a pior fase da minha vida, foi tenso.

NÁDIA olha para LEONARDO com uma expressão de pena.

NÁDIA
— Você virou um alvo fácil, não é mesmo? Costumava ser assim comigo por eu ser de uma religião de matriz africana, mas as coisas ficaram melhores quando entrei no ensino médio, os haters me deixaram em paz.

LEONARDO
(Sorrindo)
— Uma pessoa me ajudou a superar os heters. (Ri) Mas ele se mudou e logo depois eu tive que vir para cá com a minha família (suspira), mas agora eu sei lidar melhor com esse tipo de situação onde sou provocado por ser
quem sou.

AUGUSTA
(Sorrindo)
— Claro! Ainda mais agora que você conseguiu três ótimas amigas que vão te ajudar se qualquer babaca dessa escola tentar te machucar.

MIRIAM
(Sussurrando)
— Pode não parecer, mas esse lugar está cheio de babacas.

LEONARDO sorri para as três garotas.

FADE OUT

FADE IN

CENA 9 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.BANHEIRO FEMININO

MICHELLE está de frente para o espelho, vestindo o uniforme das líderes de torcida e se maquiando. SERENA está no fundo da cena, encostada na parede e lendo uma revista Capricho.
SABRINA entra no banheiro segurando uma prancheta. MICHELLE vê SABRINA entrar pelo o reflexo no espelho, então sorri e vira ficando de frente para ela;

MICHELLE guarda o seu batom.

MICHELLE
(Sorrindo para SABRINA)
— Então os novatos e novatas já estão tentando entrar no nosso time de líderes de torcida? Eu sabia que isso daria muito certo desde quando propus fazerem isso no ano passado.

SABRINA
(Sorrindo)
— Sim! (Entrega para MICHELLE a prancheta com a lista de nomes) Estou com um pressentimento que vai ser melhor do  
que o ano passado e até podemos entrar em uma competição de verdade.

MICHELLE faz uma careta lendo a lista com os nomes.

MICHELLE
(Olhando SABRINA)
— Nossa. (Com cara de nojo coloca a prancheta em cima da pia) Só tem gente com nome feio, espero que esse seu pressentimento se realize.

SERENA fecha a revista e se aproxima da pia, pega a prancheta e começa a ler os nomes. Faz uma cara de nojo e coloca de novo no mesmo lugar.

SERENA
(Cara de nojo)
— Tem uma garota ali com nome de Kellyen. (Suspira) Espero que ela seja melhor que o nome que os seus terríveis pais escolheram para ela, se não estamos ferradas.

MICHELLE ri junto.

SABRINA
(olhando MICHELLE e SERENA)
— Como vocês duas são. (Ri) Eu vou ir no refeitório buscar algo para comer antes que o intervalo do almoço acabe, você querem alo?

MICHELLE nega com a cabeça.

MICHELLE
(se olhando no espelho)
— Eu não posso engordar.

SERENA
(tom normal)
— Estou sem fome.

SABRINA da de ombros e em seguida saí do banheiro.

CENA 10 – EXT.DIA
SANTA MARIA

Clipe mostrando as ruas do centro da cidade. Uma catedral, o shopping ponto de encontra da maioria dos jovens. A praça onde os universitários se encontram e para finalizar uma visão aérea do centro da cidade.

CENA 11 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.CORREDOR 1

LEONARDO está andando ao lado de MIRIAM. Ao fundo vários alunos também saindo do prédio. MIRIAM e LEONARDO caminham de vagar.

LEONARDO
(confuso)
— Aonde mesmo que você disse que iriamos?

MIRIAM
(tom normal)
— Ah sim, para a quadra de esportes. Vai tá acontecendo os testes para as lideres de torcida. (Sorri) A Augusta faz parte do time. Também vai estar acontecendo testes para o time de futebol.

LEONARDO
(sorrindo)
— Então o meu irmão deve estar por lá também.

MIRIAM
(sorrindo)
— Ah que legal, vou conhecer ele então. (Sorri para LEONARDO)

LEONARDO e MIRIAM aumentam a velocidade da caminhada deles.

CENA 12 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

Vários garotos novatos estão em fileira na quadra de esportes, perto da goleira, MATHEUS está ali. O time de
futebol está um pouco longe dos novatos, RODRIGO está conversando com o time de futebol.

No outro lado da quadra de esportes está o time de líderes de torcida.

RODRIGO fica de frente para os garotos novatos e MATHEUS, sorrindo e demonstrando estar animado ele começa a falar.

RODRIGO
(sorrindo)
— Então garotos, vai funcionar da seguinte maneira. Vamos chamar pela a ordem em os nomes foram postos na ficha inscrição. Okay? Então vamos começar.

O GAROTO#1 entrega uma prancheta para RODRIGO. CORTA PARA O OUTRO LADO DA QUADRA.

CENA 13 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

MICHELLE está de pé em cima de um caixote de madeira, está segurando a prancheta com a lista de nomes. SABRINA e SERENA estão paradas ao lado direito do caixote. Um grupo de garotas e garota está de frente para MICHELLE. AUGUSTA está no fundo da cena com as outras líderes de torcida.

LEONARDO e MIRIAM chegam, ficam atrás do grupo de garotas e garotos.

LEONARDO
(procurando por NÁDIA)
— Onde está a Nádia?

MIRIAM
(tom normal)
— Agora ela tem aula de ciências sociais, eu vou ficar pouco tempo porque tenho aula de teatro. Você já escolheu o que vai fazer durante a tarde?

LEONARDO
(pensativo)
— Ainda não.

MIRIAM
(tom normal)
— Você tem até amanhã. (Sorri sem graça)

LEONARDO sorri olhando para o grupo de líderes de torcida.

CORTA PARA O TIME DE FUTEBOL.

CENA 14 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

MATHEUS veste rapidamente a camisa que usaria no teste, uma camisa laranja cavada simples. MATHEUS corre até RODRIGO. RODRIGO explica para MATHEUS o que ele tem que fazer, apontando para os cantos da quadra que eles ocupavam.

MATHEUS se afasta de RODRIGO, caminhando de costas para trás. RODRIGO joga a bola para MATHEUS que começa a jogar com quatro veteranos do time.

RODRIGO está ao fundo da cena ao lado de outro rapaz do time, RAFAEL.

RODRIGO
(observando MATHEUS)
— Ele é bom, você não acha? (Sorri) Ele me disse que na escola que estudava antes, ele ajudou a vencerem a intersérie. Precisamos disso, nunca vencemos nada.

RAFAEL
(observando MATHEUS)
— Não sei. (Suspira) Mas se ele é esse campeão que ele diz que é, acho que poderíamos dar uma chance. Mas no final quem decide é a professora. (Dá de ombros)

CORTA PARA AS LÍDERES DE TORCIDA.

CENA 15 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

GAROTA#2 termina sua apresentação para o teste de líderes de torcida e fica parada sorrindo. MICHELLE e SERENA encaravam ela com tédio. SABRIA aplaude a GAROTA#2.

MICHELLE
(sorriso falso)
— Então, muito obrigado, linda. Agora a próxima!

GAROTA#2 desfaz o seu sorriso e sai da frente de MICHELLE, SERENA e SABRINA.

LEONARDO sorrindo olha para MIRIAM.

LEONARDO
(animado)
— Miriam, eu quero fazer o teste para as líderes de torcida! (Ri)

MIRIAM
(rindo)
— Garoto, você nem colocou o seu nome na lista! Não pode entrar assim em um teste.

LEONARDO
(animado)
— Eu sei, eu sei, mas é que (Olha para MICHELLE e depois volta a olhar MIRIAM) eu não sabia que tinha líderes de torcida, agora eu quero!

MIRIAM
(rindo)
— A Michelle vai ficar muito brava. (Pausa) Mas okay! A Augusta, ela é do time, certo? Eu vou lá falar com ela.

MIRIAM se afasta de LEONARDO.
AUGUSTA estava atrás de MICHELLE, SABRINA e SERENA ao lado das outras líderes de torcida. MIRIAM para ao lado de AUGUSTA.

AUGUSTA
(olhando para frente)
— Aconteceu alguma coisa?

MIRIAM
(olhando para frente)
— O Leonardo quer fazer o teste para a equipe, mas ele não colocou o nome na lista. Você poderia quebrar esse galho? Por favor.

AUGUSTA olha para MIRIAM, sem acreditar no que ela havia pedido, então ela suspira e revira seus olhos.

AUGUSTA
(tentando sorrir)
— Eu vou falar com a Michelle.

MIRIAM fica animada e abraça AUGUSTA, em seguida ela sai correndo dali. AUGUSTA caminha até MICHELLE e a cutuca. Com raiva MICHELLE se vira para trás e cruza seus braços, olhando fixamente para AUGUSTA.

MICHELLE
(olhando AUGUSTA)
— O que você quer?

AUGUSTA
(rindo)
— Então, eu me esqueci de colocar o nome de um garoto na lista. (Coçando a cabeça) É Leonardo alguma coisa, enfim (Pausa) pode chamar ele agora né.

MICHELLE faz um som demonstrando que está brava.

MICHELLE
(Olhando AUGUSTA)
— Tudo bem!

MICHELLE se vira para frente de novo. Sorrindo AUGUSTA volta ao seu lugar.

CORTA PARA O TIME DE FUTEBOL.

CENA 16 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

RODRIGO e RAFAEL continuam observando MATHEUS jogar com alguns veteranos. RAFAEL olha para o lado das líderes de torcida e vê LEONARDO fazendo teste, em seguida começa a rir.

RAFAEL cutuca RODRIGO, quando RODRIGO olha para ele, RAFAEL aponta na direção das líderes de torcida.

RAFAEL
(rindo alto)
— Olha aquele viado fazendo teste para as líderes de torcida!

MATHEUS escuta e então para de jogar, fica olhando RAFAEL e em seguida olha na direção em que ele olhava e vê LEONARDO fazendo o teste. Com expressão de bravo, MATHEUS se aproxima de RAFAEL e RODRIGO.

MATHEUS
(olhando RAFAEL)
— Cara, você tá falando do meu irmão!

RAFAEL olha imediatamente para MATHEUS.

RAFAEL
(rindo)
— Ah cara, me desculpa, mas olha para o seu irmão! Ele é muito viado.

RODRIGO preocupado fica observando MATHEUS.
MATHEUS ainda bravo começa a se aproximar mais de RAFAEL, com o seu punho fechado.

CENA 17 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.QUADRA DE ESPORTES

LEONARDO animado corre até MIRIAM.

LEONARDO
(animado)
— E então? Como eu fui, será que tenho chances de ser um  
líder de torcida?

MIRIAM
(sorrindo)
— Ah, eu acho que você foi legal (suspira), mas eu não sei se a Michelle vai querer você no time. Então vamos esperar.

Gritos ao fundo.

GAROTO#3
(voz off)
— Briga! Briga!

LEONARDO e MIRIAM olham para onde estava o time de futebol, curiosos para saberem o que estava acontecendo.

MIRIAM
(curiosa)
— O que será que tá pegando lá?

LEONARDO força os olhos e então arregala os olhos, percebendo o que estava acontecendo.

LEONARDO
(gritando)
— É o meu irmão! Ele tá batendo em alguém!

LEONARDO corre na direção da quadra onde estava MATHEUS brigando com RAFAEL. MIRIAM corre atrás de LEONARDO, em seguida AUGUSTA passa correndo atrás dos dois.

FADE OUT

FADE IN

CENA 18 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DIRETORIA.RECEPÇÃO

MATHEUS e LEONARDO estão sentados em um banco de couro preto, quietos e a frente deles estava a secretária da diretora, SIMARA. Entre SIMARA e MATHEUS e LEONARDO estava a porta para a sala da diretora.

RAFAEL sai da sala da diretora e em seguida lança um olhar de raiva para MATHEUS, rapidamente ele deixa o local.

SIMARA
(olhando MATHEUS e LEONARDO)
— Podem entrar, a Diretora Rita vai receber vocês.

MATHEUS e LEONARDO levantam e em seguida entram na sala.

CENA 19 – INT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.DIRETORIA.ESCRITÓRIO

DIRETORA RITA olhava direto para MATHEUS e LEONARDO. LEONARDO e MATHEUS estavam quietos.

RITA
(Séria)
— Quem é Matheus?

MATHEUS levanta a mão, ainda em silencio.

RITA
(Séria)
— Então quem é você? (Olha para LEONARDO)

LEONARDO
(sorrindo, nervoso)
— É que eu quis acompanhar o meu irmão, sabe. (Pausa) Porque ele brigou por minha causa, então.

RITA solta um suspiro e então olha para MATHEUS.

RITA
(Séria)
— O senhor pode me explicar o que aconteceu, querido?

MATHEUS
(Sério)
— Então (Suspira). Eu estava fazendo o teste para o time de futebol e o Leonardo estava fazendo o teste das líderes de torcida. Okay, então esse garoto Rafael disse  
uma piada homofobica sobre o meu irmão.

RITA
(olhando MATHEUS)
— E você resolveu isso usando os punhos?

MATHEUS
(sério)
— Sim.

RITA solta um longo suspiro, então abre o caderno negro e pega a sua caneta.

RITA
(escrevendo no caderno)
— Então, como vocês são novatos vão levar somente uma advertência.

MATHEUS e LEONARDO se olham e sorriem.

CENA 20 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.PRÉDIO 1º ANO.CORREDOR 4

MIRIAM e AUGUSTA estão em frente à porta da sala de ciências humanas. As duas estão preocupadas e falando sobre MATHEUS e LEONARDO.

MIRIAM
(Preocupada)
— Será que o irmão do Leonardo vai ficar bem? Aliás, por que o Leo foi junto com ele?

AUGUSTA ri.

AUGUSTA
(sorrindo)
— Capaz de se meter em problemas também. Ai, ai, ai. (Suspira) Mas mais tarde a gente fale com ele, vamos entrar que daqui a pouco a professora chega.

O celular da MIRIAM começa a chamar, então as duas esperam para entra na sala de aula.

MIRIAM vê de quem era à ligação antes de atender. Na tela do celular aparece MÃE.

MIRIAM
(sorrindo)
— É a minha mãe. (Atende) Oi mãe, fala mais rápido porque eu tenho que entrar para ciências humanas. (Silêncio) O quê? Tá, mas tu não deixou ele chegar perto dela, não é?

AUGUSTA
(Curiosa)
— O que foi? Aconteceu alguma coisa com a Bia?

MIRIAM encerra a ligação e guarda o celular no seu bolso.

MIRIAM
(nervosa)
— O Pedro apareceu lá em casa, queria ver a Beatriz. (Pausa) Eu vou ter que matar aula no primeiro dia, me empresta as anotações depois?

AUGUSTA afirma balançando a cabeça.

MIRIAM
(nervosa)
— Obrigado! (Beija o bochecha de AUGUSTA) Eu vou nessa então!

MIRIAM sai rapidamente.

CENA 21 – EXT.DIA
CASA DA MIRIAM.FACHADA

PEDRO está sentado na calçada, encostado no muro da casa, olhando para a rua e jogando algumas pedras que estavam soltas do chão na rua.

MIRIAM chega correndo virando a esquina, ela desacelera aos poucos que vai se aproximando de PEDRO. PEDRO levanta quando vê MIRIAM se aproximando.

PEDRO
(sério)
— Eu quero ver a minha filha!

MIRIAM cruza os braços e fica olhando sem acreditar no que tinha ouvido e em seguida solta uma risada.

MIRIAM
(rindo)
— Não! Você não vai ver a sua filha, Pedro. Você sumiu e só volta agora? Sabe o que eu passei? Eu tenho sorte que a minha mãe me ajuda com a Beatriz para eu poder estudar e realizar os meus objetivos!

PEDRO
(sério)
— Por favor, (segura o ombro de MIRIAM) Me deixa explicar o motivo de eu ter sumido.

MIRIAM se solta das mãos de PEDRO e se afasta.

MIRIAM
(séria)
— Vai embora, eu não quero ouvir as suas desculpas. (Grita) Vai embora, Pedro!

PEDRO fica em silêncio e sai dali.
MIRIAM suspira e em seguida entra na sua casa.

CENA 21 – EXT.DIA
ESCOLA COMUNITÁRIA CAMINHO ÚNICO.CORREDOR A3

MATHEUS e LEONARDO estão andando pelo o pátio da escola, conversando sobre a pequena conversa que eles tiveram com a diretora, os dois estão rindo.

LEONARDO
(rindo)
— Eu não entendo por que ela me deu advertência, quer dizer, foi você quem brigou com o garoto e não eu. Isso é homofobia, pode chamar isso de homofobia, não é mesmo?

MATHEUS
(rindo)
— Eu acho que não, só quer dizer que ela não pensou muito quando fez isso ou ela não gostou da gente.

LEONARDO
(rindo)
— Espero que seja o segundo. (Suspira) Eu tenho aula de ciências humanas agora, acho que vou ficar só com essa mesmo. Não sei se vou entrar nas líderes de torcida. (Dá de ombros)

MATHEUS
(normal)
— Acho que você consegue. Eu vou fazer técnico e também vou ver se eu vou ficar no futebol, não sei se depois do soco que eu dei em um dos veteranos eu vou entrar. (Ri) To indo nessa, até mais mano!

MATHEUS se vira para sair correndo.

LEONARDO
(normal)
— Espera, Matheus. Eu quero te pedir uma coisa.

MATHEUS se aproxima de LEONARDO.

MATHEUS
(Confuso)
— O que foi? Por que está com essa cara?

LEONARDO
(normal)
— Eu gosto disso de você me defender e tudo mais, mas eu acho que não precisa mais. Não somos mais crianças e eu tenho que fazer isso sozinho, eu não posso depender dos outros.

MATHEUS fica sem acreditar no que ouviu do irmão e então ri de nervoso.

MATHEUS
(rindo nervoso)
— Mas eu não sou os outros, eu sou seu irmão.

LEONARDO
(normal)
— Você entendeu.

MATHEUS suspira e em seguida abraça com força LEONARDO, depois se afasta.

MATHEUS
(normal)
— Certo, eu entendi cara. (sorri sem jeito) Agora eu tenho que ir, até mais!

MATHEUS se vira e sai correndo.
LEONARDO sorri e sai caminhando a direção contraria.

FADE OUT

FIM DO PRIMEIRO EPISÓDIO.

Comentários

  1. Adorei! Confesso que shippei Matheus e Rodrigo (talvez tenha ido longe demais), e fiquei muuuuito curiosa com a história do Leonardo e a do Pedro. Espero que continue, beijos ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário